sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Vídeo-aula 9: Ciência e Educação

O objetivo da aula do Professor Luis Carlos de Menezes, do Instituto de Física da USP, é demonstrar como a vida cotidiana pode inspirar o pensamento científico. Isso quer dizer: quais as possibilidades de trabalhar áreas do conhecimento, ciências naturais por exemplo, utilizando exemplos práticos e cotidianos.

 
Invenções de Leonardo Da Vinci

Logo em suas primeiras falas, o Professor Luis Carlos deixa claro a necessidade de se diferenciar currículo e discurso do professor. A ciência deve ser usada como uma linguagem utilizada para explicar acontecimentos cotidianos, por esse motivo á antes de tudo uma linguagem. Assim sendo, assume uma posição de facilitadora no entendimento de processos naturais presentes em nosso dia-a-dia.

Há uma série do canal por assinatura Nat Geo que trata a ciência, ainda que saibamos de sua seriedade, de um modo mais despojado, lúdico. A seguir o link de um dos episódios:

Em minha prática diária já utilizei fotos de satélite (seção "previsão do tempo") para explicar questões relacionadas à atmosfera. Ou fotos de paisagens para ilustrar aulas sobre biomas terrestres. Entendo que desse modo há uma maior facilidade no processo de construção de conhecimento. Acredito que quando meus alunos se depararem com uma serra de Mata Atlântica lembrarão daquela aula e identificarão o ecossistema e suas características. Por isso entendo a fala do Professor Luis quando classifica a ciência, sobretudo como uma linguagem.

No site da referida tv por assinatura há uma página do programa acima citado, fica claro que a sinopse do programa faz uma inevitável relação a vídeo-aula 09, quando pensamos em ciência como linguagem. Vejamos:

SINOPSE:

Ciência em Casa é uma série de TV com dois objetivos principais: primeiro mostrar que a ciência está mais perto de nós do que percebemos, que ela de fato mora em nossa casa, ali do nosso lado, fazendo parte do nosso dia-a-dia. O segundo objetivo é mostrar que ciência é algo muito divertido e instigante.
Outro fato inevitável foi eu ser levado a uma viagem no tempo quando me recordei das aulas de ciência via Tv Cultura através do programa "O mundo de Beakman", não perdia um episódio sequer em minha infância/adolescência. Segue um episódio disponível no youtube:


Pela internet há vários sites que nos possibilita entender, de um modo muito lúdico, como acontecem alguns fenômenos naturais. Esses são exemplos:
http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/
http://www.natgeo.com.br/br/especiais/ciencia-em-casa/

Segundo o Professor Luis "a ciência faz uso da linguagem matemática ou física para explicar o cotidiano, a compreensão da ciência se transforma em um instrumental prático para o dia-a-dia, nossa visão de mundo"

Portanto, entendo que, envolver nossos alunos na construção dos processos de descobertas, das experiências, é fundamental para um entendimento ou aprendizagem significativa, lúdica, sem deixar de mencionar que torna nossa prática extremamente  prazerosa.

Bons estudos a tod@s e 
Até a próxima !!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário