sábado, 26 de outubro de 2013

Vídeo-aula 14: Projetos

Projeto, do latim pro jactum, jato à frente, se lançar, se projetar. Do nosso entendimento como prática educativa, idealizar, projetar o futuro de nossos educandos, alcançar algo através de metas e objetivos, o que demanda organização e vontade própria.

Nessa vídeo-aula veremos que explorar a ideia de projeto como modo de ser do ser humano está ligada diretamente a nossa prática diária enquanto educadores. Isso com o objetivo de lançarmos, projetarmos nossos alunos ao encontro de seus objetivos. No entanto, esse lançar, projetar, não depende unicamente de nossas ações, mas também do interesse inicial de nossos alunos. O grande mestre da educação Rubem Alves diz "não existe ensino, mas sim aprendizado", o que me leva a crer que não posso projetar o futuro daquele que não se importa com seu próprio futuro. Posso indicar caminhos, dar suporte, mostrar e criar ferramentas, construir ou planejar, enfim, há diversas possibilidades de ações, mas se não parte do aluno como interessado inicial do processo, de nada vale um projeto. Acredito ainda que o projeto é um processo, um meio para se alcançar um fim, nesse caminho pode haver um despertar por parte do aluno, um acordar para a realidade e um se encontrar. Por esse motivo não acredito em projeto não-flexível.

Mais uma vez trago o educador Rubem Alves, inspirador na entrevista a Antonio Abujamra no programa da Tv Cultura: Provocações.

No sentido de nos lançarmos às ilusões (ilusão vem de "jogar o jogo"), temos que nos questionar: Quais metas temos? Há metas que valem a pena enquanto outra não? Há metas que valem mais e outra menos? O que deve ser alimentado e o que deve ser combatido? O que deve ser conservado e o que deve ser transformado?
Todas essas questões devem ser levadas a sério no momento de produção de um projeto. Onde queremos chegar? É viável? Trará bons resultados? Essas e outras questões parecidas me lembram a prática do design thinking aonde essas respostas nos levarão a construir um projeto viável e praticável, isso se partirmos do ponto do ouvir, de sermos necessários.


"Quem não tem ilusão não projeta"

Projetar é acreditar em ilusões, é acreditar no futuro, e sabemos que o futuro não "existe", mas acreditamos que existirá, e se assim é, devemos nos iludir de modo positivo e através de projeções, criar, desenhar um futuro melhor.

Bons estudos a tod@s e 
Até a próxima !!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário