sábado, 12 de outubro de 2013

VÍDEO-AULA 02: "Os Caminhos da Interdisciplinaridade"

Nessa vídeo-aula temos como objetivo entender a estruturação da ciência moderna. Essa estruturação tem como base a disciplinarização de nosso conhecimento, transformando o todo em partes e criando especialistas em determinada ciência.









"Introdução ao Pensamento Complexo" - Edgar Morin
Para essa análise levaremos em consideração conceitos de Edgar  Morin, do livro "Introdução ao Pensamento Complexo".
Edgar Morin, em sua "Teoria do Pensamento Simplificador", faz menção a três conceitos desse processo: disjunção, redução e abstração, caracterizados por René Descartes. Disjunção refere-se a separação entre os diversos tipos de conhecimento, é nesse momento que surge as disciplinas; em redução ocorre um processo do complexo ao simples, analiza-se as "partes" como se fossem o "todo", reduz-se o problema; e por fim, a abstração refere-se a matematização e formalização da ciência, a ideia é tornar real o que é virtual. Para saber mais acecsse: http://30anos.ipiaget.org/complexidade-valores-educaocao-futuro-edgar-morin/programa/conferencistas/edgar-morin/conceitos-chave.htm 


Para Morin, hoje a humanidade enfrenta uma grave crise. Crise essa que ele intitulou: "A Crise da Humanidade". No vídeo a seguir Morin é bem claro ao expor essa crise, que, segundo ele, é causada pela disciplinaridade, divisão, especialização em uma parte etc. 



O vídeo a seguir refere-se a essa mesma aula e foi produzido por ex-aluno desse curso


O vídeo a seguir, através de uma animação Para saber um pouco sobre quem foi René Descartes 

A partir do século XX, surge diversos movimentos para a superação da disciplinaridade. Destacamos aqui três:
1. TRANSDISCIPLINARIDADE: O prefixo "trans" quer dizer "além". Transdisciplinaridade refere-se a temática que ultrapassa a própria articulação entre as disciplinas. Ciência que vai além da ciência.
2. Multidisciplinaridade: O prefixo "multi" quer dizer "vários" ou "muitos". Ocorre quando um determinado fenômeno a ser analisado solicita o aporte de várias disciplinas para explicá-lo. No entanto essas disciplinas não dialogam entre si, não levam em consideração a análise das ciências envolvidas senão sua. 
3. INTERDISCIPLINARIDADE: É um fenômeno comum a duas ou mais disciplinas ou campos do conhecimento. Em seu estudo há diálogo direto entre as disciplinas.


"A realidade não é disciplinar, a escola é". 
Prof. Wilson Machado

Bons Estudo e até a próxima !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário