sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Video-aula 10: Interdisciplinaridade e transversalidade na educação

Conceitos como interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade são apresentados nessa vídeo-aula e ilustrados com exemplos práticos  de projetos escolares que envolveu alunos e professores da Unicamp e duas escolas estaduais no município de Campinas - SP.

O projeto desenvolvido debruça-se sobre o Rio Anhumas. Englobou transversalmente as disciplinas Geografia. Química e Língua Portuguesa. Os alunos foram levados a campo para realizarem pesquisas e levantar dados sobre o rio, por exemplo: de que modo a população que ali reside se relaciona com o rio.


Nessa aula me chamou a tenção já de início, a fala do Professor Nilson Machado "Vamos a escola para aprender a ler e escrever, mas para ler o mundo, compreender o mundo". Essa fala teve para mim o significado de reforçar que, nós, enquanto educadores, temos a missão de dar a nossos alunos as ferramentas necessárias para que consigam, de modo altruísta, fazerem essa leitura e desenvolverem suas compreensões de mundo, se tornem cidadãos críticos e que exerçam uma verdadeira cidadania.

Na vídeo-aula, além do belíssimo projeto interdisciplinar e de tema transversal, convidados como o Professor Pablo Mariconda (Faculdade de Filosofia da USP), faz uma comparação entre as idéias de Descartes (o método científico) e os pensamentos mais contextualizados do Filósofo francês Edgar Morin. Levanta a questão da fragmentação do conhecimento, causado pela especialização, disciplinarização e o rompimento dessa fragmentação do conhecimento, a transversalidade.

              


No vídeo a seguir Edgar Morin levanta a questão da multidisciplinaridade no contexto atual.

Uma frase que me chamou a atenção ilustra a nossa obrigação de possibilitarmos a nossos alunos diferentes leituras por diferentes caminhos já que "a escola é disciplinar, o mundo não".

Bons estudos a tod@s e 
Até a próxima !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário