domingo, 27 de outubro de 2013

Vídeo-aula 12: Perspectivas atuais da educação em valores

A educação em valores, para ser efetiva, precisa ocorrer em todos os momentos da vida escolar, e não apenas em momentos específicos ou por meio de disciplinas. Para isso, precisa estar articulada com a comunidade do entorno da escola e ser baseada em situações da vida cotidiana das localidades onde vivem os estudantes.

O vídeo a seguir foi desenvolvido pelos meus alunos do 3º ano do Ensino Médio da EE Eulália Silva, em 2012. Dentro do projeto a intenção era (e foi) colocar os alunos como protagonistas de sistemas de comunicações que, através de produção áudio-visual, denunciou a péssima qualidade de diversos serviços públicos como: segurança, saúde, educação, e, entre outros: TRANSPORTE PÚBLICO. Confiram no vídeo:   


Como esse processo de educação em valores pode se dá no dia a dia da escola. É importante que esse não seja um pontual; mas, tentar inseri-lo no cotidiano da escola. Para isso precisa haver articulação entre escola e comunidade 
Quatro movimentos que colocarão 
1-  Fórum - articular os diversos segmentos da comunidade escolar e não-escolar em ações em torno de temáticas de ética, democracia e cidadania - fórum escolar deve se reunir - membros da comunidade para discutir temáticas de ética e cidadania - que tema q a escola quer abordar no próximo semestre - articulação da escola com a comunidade.
2- Para "fora" da escola - educação comunitária - a partir do fórum, a escola será levada para fora de seus muros, os alunos vão problematizar interesses da comunidade, enquanto articulam com a ética, os direitos humanos, convivência democrática e inclusão social e alcançar a comunidade, dando voz à própria comunidade: policiais, comerciantes, médicos, enfermeiros e tantos outros
3- Para "dentro" da escola - inserindo no currículo, por meio de um trabalho com projetos, desenvolvendo em rede, onde a partir das perguntas dos alunos trabalham as disciplinas 

4- O protagonismo é dos estudantes - o professor deixa de ser o detentor do conhecimento e, tira o aluno que fica sentado para memorizar e colocando-o no centro das discussões,  aumentando assim, a probabilidade do aluno incorporar esses valores.

O filme "Rádio Favela, uma onda no ar", traz a experência do protagonismo, aonde moradores de uma favela decidem "se dar" voz através de uma rádio comunitária. Segue o link do trailer,  e para quem se interessar, link da versão completa mais abaixo.




É necessário colocar o aluno no centro do processo educativo. Por exemplo: Rádio Comunitária, Jornal Escolar, Grêmio Estudantil, Peça de teatro, enfim, as possibilidades são diversas.

Bons estudos a tod@s e
Até a próxima !!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário