sábado, 26 de outubro de 2013

Vídeo-aula 21: Sentimentos e afetos como tema transversal

Essa vídeo-aula tem como objeto de estudo a importância de sentimentos como afeto trabalhado como tema transversal.  Meu grupo dentro desse curso de especialização tem como foco a problemática da falta de afetividade na relação aluno-professor, vamos ainda além e transferimos para um âmbito maior, a relação aluno-escola, ou ainda mais complexo: aluno/família/ comunidade-escola.



A aula discute a importância do diagnóstico sobre as práticas de violência que acontecem na escola (onde, quem, com quem, contra quem) para construir alternativas de ação, verificando o que a escola pode fazer e quais os parceiros (conexões) necessárias.



É importante trabalharmos sentimentos de afetividade na escola?
Sim, muito.
Mas como fazer isso?
Precisamos transformar um sentimento em um objeto de aprendizagem. Transformar os sentimentos em objetos de ensino. Transformando-os em objetos de aprendizagem significativa. Contextualizando com a realidade de nossos educandos, fazendo links com os conteúdos afim de, sim, promover a significância no processo de aprendizagem.

No sentido de promover uma melhor relação afetiva, o cinema nos traz exemplos de filmes que podem nos inspirar e até mesmo serem exibidos em sala. Dessas produções destaco: "Escritores da Liberdade", aonde uma professora que não é, em um primeiro momento, aceita pelo grupo, consegue reverter a situação, e através do estreitamento dessa relação, desenvolver aulas prazerosas e significativas. Assistam ao trailer do filme:



Em uma pesquisa que realizamos com alunos de 5ª e 6ª séries do ensino fundamental em uma escola da Rede Municipal de Ensino, percebemos que a falta de afetividade, falta de conexão, existência de uma distância na relação aluno-professor, nos foi dado um problema que desencadeava muitos outros no cotidiano escolar. Assim sendo resolvemos iniciar um desenho de projeto que visasse romper essas distâncias . Em breve colheremos os resultados.

Bons estudos a tod@s e 
Até a próxima !!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário